O Rio Grande do Sul registrou neste sábado (12) mais 15.443 casos de covid-19 em um intervalo de 24 horas, divulgou a Secretaria Estadual de Saúde. Também foram registradas mais 87 mortes pela doença no RS no mesmo período. Desde o início da pandemia, o Estado já contabiliza 2.012.687 casos confirmados.
Com a atualização, a média móvel é de 12.804,8 casos no dia, no Estado. É o menor número das últimas três semanas, acompanhando uma queda já notada na sexta-feira (11), quando registrou média móvel de 13.241,6. Mesmo que tenha parado a alta vertiginosa, a curva de infecções segue no patamar mais alto da série histórica.
O cálculo de média móvel dos últimos sete dias é indicado por especialistas para analisar o comportamento de dados que sofrem flutuações de lançamento no sistema ao longo da semana.
Mortes diárias
Nas últimas 24 horas, o Estado teve o registro de 87 novas mortes por covid-19. Cresceu em relação à sexta-feira, quando registrou 62 óbitos. O crescimento, apesar da desaceleração em novos casos e internações, se deve ao fato de que o indicador de óbitos é o último a refletir mudanças de comportamento na pandemia. Assim, as mortes que estão sendo registradas agora têm relação com pessoas que se contaminaram semanas atrás.
Com a atualização, sobe para 57,85 a média móvel diária de mortes. Ainda que expressivo, o número atual de óbitos é menor do que nos picos anteriores da pandemia. A título de comparação, na primeira onda de contágios, no inverno de 2020, o Estado chegou a ter 60,1 mortes diárias, no cálculo de média móvel. No pior momento de 2021, a média foi de 302,6.