A manhã deste sábado (12) foi marcada pelo movimento tranquilo e por muitas fantasias no Centro de Saúde IAPI, na zona norte de Porto Alegre, onde crianças a partir de cinco anos são vacinadas contra a covid-19. Para estimular e tentar apaziguar o nervosismo da criançada, os profissionais de saúde se vestem com os trajes de personagens conhecidos do imaginário infantil, como a Branca de Neve e o Chapeleiro Maluco de Alice no País das Maravilhas.
— O nosso objetivo, quando a gente se caracteriza assim, é justamente amenizar, porque a gente sabe que as crianças têm medo de agulha. A vacina é um processo doloroso, por mais importante que seja. Temos que entender que a criança tem medo. Nossa ideia, ao estarmos fantasiados, é ela sair acarinhada — conta Joana Marona, que estava gerindo a vacinação nesta manhã vestida de vaquinha.
Ao todo, 40 profissionais estavam disponíveis na unidade de saúde neste sábado. A maioria deles fantasiada, como as enfermeiras Isadora Lima (vestida de fada) e Daniele Pires (com roupa da Branca de Neve). Elas relatam que as crianças até chegam a chorar na hora de receber o imunizante, mas logo voltam a sorrir e querem fotos com as personagens.
— Acaba sendo lúdico, porque tira toda a seriedade do jaleco. As crianças realmente adoram. Além das fantasias, tem adesivos, certificado, tudo para deixar elas mais confortáveis com esse momento — explica Isadora.
Depois que são vacinadas, as crianças precisam esperar no local por 20 minutos para monitoramento. Para as entreter, o espaço conta, além de personagens, com mesas para desenhar e brincar. Laura, 5 anos, esperava com a mãe, Clarissa Parolo, e aproveitou para desenhar um coronavírus chorando enquanto recebia uma injeção com a vacina.
— Agradou muito. Ela curtiu bastante. Cria um clima feliz, traz alegria. Agora elas esperam e fazem desenho, brincam com as outras crianças. A Laura já encontrou uma coleguinha da escola e está brincando com ela — conta Clarissa.
Pela manhã, o movimento era bem tranquilo no IAPI. As crianças que chegavam não precisavam aguardar mais de 15 minutos para tomar a vacina. Até às 11h, 150 crianças já haviam sido vacinadas. Neste sábado, é o único ponto de atendimento de vacinação para crianças na Capital. No Shopping João Pessoa também há serviço de vacinação, com atendimento para qualquer pessoa acima de 12 anos. Nas duas unidades, a imunização vai até às 16h.