A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) distribui nesta quarta-feira (3) mais um lote de vacinas contra covid-19 aos municípios gaúchos. São 365 mil doses, divididas em 288.646 de Pfizer e 70,2 mil de AstraZeneca. Os imunizantes serão utilizados para aplicação da dose de reforço em idosos e trabalhadores da saúde, assim como para a segunda dose da população em geral.
As vacinas da AstraZeneca, que desde o mês passado só são enviadas pelo Ministério da Saúde após solicitação dos Estados, serão direcionadas a 85 cidades que relataram falta do imunizante, conforme necessidade apontada pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Um saldo de aproximadamente 2,3 mil doses ainda permanecerá em estoque com a SES para novos repasses, se necessário.
Em virtude da falta do imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a SES autorizou, no fim de outubro, a intercambialidade com a Pfizer. Ou seja, pessoas que receberam a primeira dose de AstraZeneca e que estejam com a segunda em atraso, podem completar o esquema com a vacina da Pfizer.
Até o fim da manhã desta quarta, o Rio Grande do Sul já havia aplicado mais de 16,2 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus. Considerando toda a população do Estado, 78,7% já receberam uma dose e 61,5% são considerados com o esquema completo. Desde setembro, quando foi iniciada a fase da aplicação das doses de reforço, 604 mil já receberam a injeção extra.
Distribuição das doses:
- 82.746 doses de Pfizer para segunda dose da população acima de 12 anos
- 135.720 doses de Pfizer para reforço dos trabalhadores de saúde
- 70.200 doses de Pfizer para reforço da população de 60 anos ou mais
- 72.670 doses de AstraZeneca para segunda dose da população acima de 18 anos
- Total de doses distribuídas: 365.489