Quatro novos pacientes do Hospital Conceição testaram positivo para covid-19. Com a atualização, subiu para 51 pessoas – 39 pacientes e 12 funcionários – o número de infectados no surto surgido no hospital na semana passada.
Os novos casos foram descobertos durante operação de rastreio nos contatos dos demais infectados. Segundo a epidemiologista Ivana Varella, coordenadora do Núcleo de Epidemiologia do Conceição e integrante do gabinete de crise do hospital, são pessoas que estavam nos mesmos quartos dos outros pacientes.
Todos foram levados para área de isolamento e permanecem estáveis. O hospital já notificou a Vigilância Sanitária de Porto Alegre e está separando as amostras para envio ao Laboratório Central de Saúde do Estado (Lacen) e, se necessário, à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Há forte probabilidade de que a contaminação tenha sido causada pela variante Delta do coronavírus. A suspeita cresceu nos últimos dias, sobretudo em função da rapidez com que o surto se alastrou – uma das características da variante Delta é justamente o poder maior de contaminação. Na sexta-feira (6), cinco testes realizados pelo Lacen já indicavam que poderia se tratar da nova cepa.
O primeiro alerta de que poderia haver um surto de covid-19 no Conceição surgiu na terça-feira (3), após quatro pacientes da ala da neurologia apresentarem sintomas da doença. As suspeitas foram confirmadas dois dias depois, após o resultado dos primeiros testes. Na mesma terça-feira, um técnico de enfermagem de 48 anos que havia positivado morreu. Todavia, a direção do hospital esclarece que o óbito foi causado por complicações cardiovasculares e que seria precipitado atribuir a morte ao surto.
As visitas estão suspensas por tempo indeterminado no hospital. Pelas próximas duas semanas, também não serão realizadas cirurgias eletivas, tampouco os exames ambulatoriais. Apenas cirurgias graves e oncológicas estão confirmadas. A emergência só está recebendo pacientes graves atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).