Mais uma morte foi confirmada em decorrência do surto de coronavírus que atinge o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Com isso, o número de óbitos chega a 19, todos eles entre os pacientes. Além da morte, mais um caso da doença foi identificado entre os trabalhadores.
O último óbito ocorreu no dia 13 de agosto, no entanto, só foi inserido no sistema na segunda (23). A reportagem aguarda posicionamento do hospital sobre os motivos da inclusão tardia.
Segundo o Conceição, a paciente era uma mulher de 93 anos, moradora de Porto Alegre, com diabetes e Alzheimer. Ela havia sido internada no dia 3 para fazer um procedimento e recebeu alta sete dia depois. No dia 12, foi internada novamente, desta vez, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com insuficiência respiratória. A covid-19 foi confirmada um dia depois.
Até agora, são 91 pacientes confirmados com a doença: 26 estão em leitos de enfermaria, 13 em unidade de terapia intensiva (UTI), 33 receberam alta e 19 morreram. De acordo com a casa de saúde, das 15 áreas afetadas, cinco já não estão mais com surto ativo.
Também foi identificado mais um trabalhador com a doença, somando 66 casos nesse grupo. Entre eles, 27 estão em isolamento domiciliar e um está hospitalizado e nenhum morreu. Ao todo, o surto já afetou 157 pessoas, entre pacientes e profissionais.
Até o momento, dois dos casos tiveram confirmação para variante Delta. Outras amostras aguardam resultado do sequenciamento genômico que é realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Não há prazo para retorno.