O anúncio feito pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (14) sobre a retirada dos últimos sete alertas de risco que estavam em vigor no Sistema 3As de gestão da pandemia não surpreendeu os municípios beneficiados pela mudança. As regiões já observavam a queda nos números da covid-19 nos últimos dias e, agora, trabalham para realizar mudanças nos protocolos e promover flexibilizações.
O prefeito de Marau, Iura Kurtz, que representa a região de Passo Fundo, no norte do Estado, celebrou a decisão do comitê de crise. Até o momento, o foco dos municípios será na ampliação da vacinação.
— A retirada do alerta é resultado do trabalho de conscientização que fizemos. Temos um pacto aqui na região de seguir a campanha de vacinação e imunizar o maior número de pessoas da forma mais rápida possível. Porque só assim seguiremos com a queda dos índices. Também continuaremos reforçando as medidas e cuidados de prevenção contra o vírus — explicou.
Ao mesmo tempo, as regiões já estão organizando encontros para debater mudanças nos protocolos. É o caso da área de Caxias do Sul, na Serra. Conforme o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, que representa a região, é preciso aguardar o comunicado oficial para iniciar uma nova avaliação.
— Vamos avaliar novos protocolos com os demais municípios e com o Comitê Técnico Regional, inclusive para o setor de eventos — afirmou.
As regiões de Pelotas e Uruguaiana, inclusive, já estabeleceram datas para fazer a análise de novos protocolos. A Associação dos Municípios da Zona Sul convocou para a tarde desta quinta-feira (15) uma reunião sobre o tema.
Na região de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o encontro do comitê científico das cidades que compõem a região covid ocorrerá na sexta-feira (16) e deverá estabelecer novas ações.
— É um novo momento e há a reclassificação como aviso para a região. Vamos definir novas ações levando em consideração a peculiaridade de cada cidade e a distância entre elas, visando sempre ao cumprimento dos protocolos alinhados com o desenvolvimento e retorno gradual das atividades — ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana, Rodrigo Santariano.
GZH busca ainda o posicionamento das regiões de Cachoeira do Sul, Santa Rosa e Palmeira das Missões.