A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra na terceira e última fase nesta quarta-feira (9) sem ter atingido a meta estipulada para as etapas iniciais. O objetivo era aplicar as doses em 90% dos integrantes dos grupos prioritários, mas, de acordo com o Vacinômetro do Ministério da Saúde, menos de um terço (28,6%) desses quase 80 milhões de pessoas haviam sido imunizados até a manhã desta terça-feira (8).
O Rio Grande do Sul aparece em terceiro lugar no ranking nacional de doses aplicadas (52,5%), atrás de São Paulo e Minas Gerais.
A mobilização teve início em 12 de abril. Todos os grupos que têm acesso à dose gratuita estão com comparecimento abaixo do esperado: idosos, professores, profissionais da área da saúde, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) e crianças. Essas pessoas podem continuar procurando as unidades de saúde para receber a vacina.
Serão incluídos na imunização, a partir de amanhã, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional e detentos.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) alerta que é importante se proteger contra o vírus da influenza porque a gripe pode provocar complicações, internação hospitalar e até a morte. Sintomas gripais podem ser confundidos com os da covid-19, e a imunização facilita no diagnóstico do paciente que adoece.
As vacinas da covid-19 e da gripe devem ser feitas com um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses. A recomendação da SES é para que seja priorizada a vacinação contra o coronavírus. Se a pessoa estiver com sintomas de infecção por covid-19, deve adiar a vacina até se recuperar totalmente, respeitando um prazo de pelo menos quatro semanas desde o início dos sintomas.
Próxima etapa
Quem será vacinado entre 9 de junho e 9 de julho:
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo
- Trabalhadores portuários
- Forças de segurança e salvamento
- Forças Armadas
- Funcionários do sistema prisional
- População privada de liberdade
Etapas anteriores
Podem continuar procurando as unidades de saúde:
- Idosos (pessoas acima dos 60 anos)
- Crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Trabalhadores da saúde
- Povos indígenas
- Professores