Os novos casos de coronavírus registrados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) cresceram 32,3% nos últimos sete dias em relação à semana anterior. A comparação feita por GaúchaZH, chamada média móvel, mostra que eram notificadas 1.746 novas infecções a cada dia no período entre 19 e 25 de agosto. Já de 26 de agosto até esta terça-feira (1º), os casos diários chegaram a 2.310, em média.
Conforme a SES, apenas nesta terça-feira foram registrados 2.451 novos infectados no Rio Grande do Sul. O total de doentes desde o início da pandemia alcança 127.799. Já a quantidade de óbitos foi a 3.501, conforme o boletim diário da pasta.
A média móvel de óbitos causados pela covid-19 em território gaúcho chegou a 48,85 nesta terça. É o volume mais alto desde 26 de agosto, quando, nos sete dias anteriores, haviam sido registradas, em média, 50,7 mortes por dia. Os números baixaram nas comparações posteriores, mas voltaram a subir. Já quando se confrontam dados dos últimos sete dias em relação a igual período anterior, a média móvel se manteve estável.
A chamada média móvel, calculada por GaúchaZH, é uma variável recomendada por especialistas para analisar o andamento da pandemia de forma mais precisa. Em vez de comparar apenas um dia com outro, analisa-se um período mais amplo com o imediatamente anterior. No caso, sete dias.
O método reduz distorções causadas por atrasos em notificações em fim de semana, quando menos testes são processados por laboratórios.