Uma missão diferente, mas muito nobre foi cumprida nesta quarta-feira (1º) por policiais civis e militares do 3º Batalhão de Polícia do Exército (3º BPE), sediado no Morro Santa Tereza, na zona sul de Porto Alegre. Cerca de 40 oficias e praças foram "convocados" a aumentar o defasado estoque do Hemocentro do Estado, no bairro Partenon.
Desde o início da pandemia de coronavírus, a quantidade de bolsas de sangue do local caiu para cerca de 30% do habitual. Nesta manhã, ao fazerem as doações, os soldados comentavam o sentimento de dever cumprido.
— Sou também doador de órgãos, porque fui ensinado desde piá a ajudar o próximo — contou o soldado Matheus Dos Santos Justin, 21 anos.
Para evitar aglomerações, o Hemocentro atende apenas a doações de sangue previamente agendadas. Com o mesmo intuito, os militares foram divididos por grupos, em horários distribuídos durante a manhã desta quarta.
De acordo com o subtenente Marcos André de Souza Costa, relações públicas do batalhão, ao menos duas vezes por ano uma campanha com os jovens do quartel é realizada, além de ações específicas dependendo da necessidade.
Com a maioridade recém alcançada, o soldado Thevin Muller Souza de Lima, 18 anos, já deu o exemplo.
— Por que não ajudar? — questionou.
Além dos integrantes do 3º BPE, militares de outros quartéis e trabalhadores de outras áreas atenderam ao pedido, aumentando a rede solidária. Com os negócios parados devido ao fechamento do comércios, o representante comercial Elson José Ramos, 55 anos, dirigiu por mais de uma hora desde Bom Princípio, na Serra, até a Capital, somente para a iniciativa.
— Vi que tem mais gente precisando do que gente doando, por isso resolvi viajar e ajudar — afirmou.
Outro setor tem contribuído para o aumento dos estoque: diariamente, entre 15 e 20 policiais civis — não mais que isso, para evitar aglomerações — também doam sangue. Nesta manhã, 16 foram destacados para o Hemocentro do Hospital de Clínicas, também com poucas bolsas disponíveis.
A chefe da Polícia Civil, Nadine Anflor, destaca a atitude dos agentes, entre os tantos profissionais que precisam estar nas ruas pensando no bem comum.
— Podemos ajudar o próximo de muitas formas. Nós policiais, na rua, contribuindo com a segurança da sociedade, e também doando sangue para salvar ainda mais vidas neste momento — disse.
Hemocentro
Localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3722
Quem quiser agendar pode ligar para o telefone (51) 3336-6755, ramal 102, ou (51) 98405-4260.
Hospital Conceição
Av. Francisco Trein, 596, Cristo Redentor
É preciso agendar a doação pelo fone (51) 3357-2072
Hospital de Clínicas
Rua Ramiro Barcelos, 2350
Ampliou em duas horas o horário de atendimento, passando a funcionar das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
O agendamento da doação pode ser feito pela internet, neste link.
Hospital São Lucas
Agendamento para doação pelo telefone (51) 3320-3455
Santa Casa
Localizado na Avenida Independência, 75
As doações não precisam ser agendadas e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, e aos sábados, das 7h30min às 12h