O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (9), a ordem de vacinação contra a gripe dos grupos prioritários na rede pública. O início da campanha estava previsto para a segunda quinzena de abril, mas foi antecipado devido à epidemia de coronavírus e também para evitar que o curto período sobrecarregue o sistema de saúde.
A campanha vai começar pelos idosos, com 60 anos ou mais, e pelos trabalhadores da saúde. A vacinação nos postos acontece a partir do dia 23 de março.
A partir do dia 16 de abril, são incluídos entre os grupos prioritários professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas.
No dia 9 de maio, a vacinação passa a focar em crianças de seis meses a seis anos de idade, pessoas com 55 anos ou mais, mulheres grávidas, mães no pós-parto, população indígena e pessoas com deficiência. Esse dia será considerado, pelo ministério, o dia D contra a influenza. Como havia previsto o ministro Luiz Henrique Mandetta anteriormente, a campanha atingirá todas as regiões do Brasil ao mesmo tempo, sem iniciar pela região Sul.
Calendário da campanha de vacinação contra a gripe
- 23 de março: idosos e trabalhadores da saúde
- 16 de abril: professores e profissionais de segurança e salvamento
- 9 de maio: crianças de seis meses a seis anos de idade, pessoas com 55 anos ou mais, mulheres grávidas, mães no pós-parto, população indígena e pessoas com deficiência.