Em mais um esforço do Ministério da Saúde para estimular a imunização contra o sarampo, o Dia D de mobilização está marcado para este sábado (15) em todo o país, com foco em crianças e jovens entre cinco e 19 anos. No Rio Grande do Sul, todas as unidades de saúde foram orientadas a abrir as portas nessa data para a vacinação somente desse público. Pessoas fora dessa faixa etária podem procurar os postos a partir de segunda-feira (17).
Ao todo, o Estado conta com cerca de 1,8 mil postos de vacinação. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) não sabe precisar, no entanto, quantos estarão abertos no Dia D, pois a decisão fica a cargo dos municípios. A orientação tanto do ministério quanto da SES é de que todas as unidades funcionem, mas as prefeituras podem decidir, por exemplo, abrir apenas as maiores. Conforme a pasta estadual, a maior parte desses postos tem expediente das 8h às 17h ou das 9h às 18h.
Confira os locais e horários de vacinação nos maiores municípios do RS:
- Porto Alegre - 33 unidades abertas, das 8h às 17h ou das 9h às 15h.
- Caxias do Sul - 49 unidades abertas, das 8h às 17h, mais um ponto estratégico montado no Prataviera Shopping.
- Canoas - 10 unidades abertas, das 8h às 17h.
- Pelotas - todas as 50 unidades abertas. Na zona urbana, o horário de atendimento será das 8h às 17h, e, na zona rural, das 8h30min às 16h30min. Também haverá um ponto extra no Shopping Pelotas, com funcionamento das 10h às 22h.
- Gravataí - 28 unidades abertas, das 8h às 17h.
- Santa Maria - 23 unidades abertas, das 8h às 17h.
Para esta etapa da campanha, o Rio Grande do Sul recebeu do Ministério da Saúde 320 mil doses de vacinas. Segundo a pasta, o Estado tem, aproximadamente, 245 mil pessoas na faixa etária que precisam complementar o ciclo vacinal.
Tire suas dúvidas sobre a vacinação contra o sarampo*
Dose zero: em função do aumento de casos de sarampo em alguns Estados, todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose: crianças que completarem 12 meses (um ano).
Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Pessoas entre um e 29 anos: recomenda-se a segunda dose.
Pessoas que não tomaram, perderam o cartão ou não lembram:
De um a 29 anos - precisa tomar duas doses.
De 30 a 49 anos - precisa tomar apenas uma dose.
*Informações do Ministério da Saúde.