A campanha contra o sarampo começou no dia 7 deste mês e Santa Maria já imunizou 874 pessoas. O dado, contabilizado até a manhã desta sexta-feira (18), foi repassado pelo responsável do setor de Epidemiologia da Vigilância em Saúde, Márcio Difante. Ele destaca que desde o início da campanha, dobrou a procura pela vacina.
Neste sábado (19), no dia D de vacinação, as Unidades Básicas de Saúde de Santa Maria estarão abertas para a vacinação contra a doença. As unidades Joy Betts e Rubem Noal, que passam por reformas, não funcionarão. Os demais locais estarão abertos das 8h às 17h.
Nesta primeira etapa da campanha - que segue até 25 de outubro - o foco é para aplicação da dose em crianças de seis meses a menores de 5 anos. Mas, pessoas com até 29 anos - que fazem parte da segunda etapa de vacinação que começa em 18 de novembro - também poderão atualizar a caderneta, neste sábado, caso procurem as unidades de saúde. Esses dois públicos foram priorizados na campanha pois estão na faixa etária onde estão sendo registrados o número maior de casos.
O Brasil voltou a registrar casos da doença e perdeu o Certificado de Eliminação do Sarampo, concedido ao país em 2016 pela Organização Pan-Americana da Saúde.