À frente da administração do Hospital Dom João Becker (HDJB), de Gravataí, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre apresentou, nesta sexta-feira (30), o balanço do primeiro ano de gestão da casa de saúde. Além dos resultados, a instituição anunciou os investimentos previstos para os próximos anos, que devem chegar a R$ 12 milhões e ajudar a ampliar os serviços de pronto-atendimento.
De 1º de agosto de 2018, data em que a Santa Casa assumiu a gestão, até agora, o HDJB recebeu uma série de melhorias, como duplicação dos plantonistas pediátricos 24 horas, acréscimo de especialidades — como de cirurgia da coluna — e mudança de protocolos, que buscam se alinhar ao padrão da mantenedora.
— Nossa grande preocupação nesse primeiro ano foi fazer com que a comunidade de Gravataí não sentisse descontinuidade na prestação de serviço. Esse foi nosso propósito, e conseguimos. Além disso, não reduzimos postos de trabalho — comemora o diretor-geral da Santa Casa, Júlio Matos.
Os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também foram ampliados: houve aumento de 10% nas consultas eletivas e internações e de 20% no número de cirurgias.
Ampliações estruturais e de serviços
Incorporado ao patrimônio da Santa Casa, o HDJB funciona como um grande pronto-socorro da região, comenta Matos. Portanto, uma parcela importante dos investimentos será destinada a esse serviço de urgência. A estrutura da emergência do SUS deve passar de 405 para 827 metros quadrados. Com mais espaço, o número de leitos será três vezes maior: sai dos oito para 24.
Também está sendo projetada uma nova UTI, que passará dos atuais 10 para 20 leitos, e a construção de um centro que contará com mais de 15 especialidades médicas.