Os bancos de leite e de sangue da Santa Casa estão com os estoques abaixo do necessário. O anúncio foi feito pela instituição nesta quarta-feira (27). A ação objetiva atender a demanda de recém-nascidos na UTI Neonatal da Maternidade Mário Totta e dos pacientes internados na instituição.
São necessários, em média, quatro litros e meio de leite materno por dia. Atualmente, o estoque está em apenas 800 ml/dia.
— O leite humano é o melhor alimento para os bebês prematuros internados na UTI neonatal, portanto, reforçamos que a necessidade de doações para nosso banco é constante, mas agora atingimos um nível crítico — afirma Claudia Nunes, nutricionista da Santa Casa.
Já o Banco de Sangue registra queda no número de doações desde a segunda-feira (25). O sangue é um composto de células responsável por levar oxigênio a cada parte do corpo, defender o organismo contra infecções e participar na coagulação. Ele é vital e, quando uma pessoa necessita de uma transfusão, ela precisa de um doador.
Como doar
Para ser doadora, a mãe deve estar amamentando o seu bebê e possuir excedente de leite no peito. Ela não deve ser fumante, usuária de drogas ou estar em tratamento com medicações que impeçam a amamentação. É necessário realizar cadastro junto à instituição, onde serão solicitados os exames de pré-natal.
O contato inicial da doadora pode ser realizado por telefone, por meio do número (51) 3214-8284 ou pessoalmente. O Banco de Leite fica na Rua Professor Annes Dias, 295, no centro de Porto Alegre. O horário de funcionamento é das 7h às 19h30min, diariamente, inclusive finais de semana e feriados.
Para doar sangue, é necessário se dirigir ao Banco de Sangue (Avenida Independência, 75) de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, ou sábado das 7h30min às 12h. O candidato deve apresentar documento com foto (válido em todo território nacional), ter entre 16 e 69 anos (de 16 a 18 anos, devem estar acompanhados por responsáveis) e pesar mais de 50 quilos.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (51) 3214-8025.