Depois do governo do Estado rescindir o contrato com a empresa responsável por administrar os serviços de telefonia do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) gaúcho, terceirizados voltam a relatar atrasos nos pagamentos. Desta vez, as queixas são em relação aos valores do vale-transporte e vale-alimentação, relativos ao mês de agosto, que ainda não teriam sido pagos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Uma funcionária, que preferiu não se identificar, informou ao GaúchaZH que os recursos deveriam ser quitados no primeiro dia útil do mês.
— Mas já estamos no dia 6 e nada. Estamos praticamente pagando para trabalhar — reclama.
Procurada, a SES afirmou que o pagamento está em processamento e deve ocorrer na segunda-feira (10). “Os valores dos referidos vales são pagos, dentro dos prazos contratuais, no quinto dia útil do mês subsequente. Neste caso, 10 de setembro de 2018”, diz a nota.
Questionado sobre a assinatura de contrato com uma nova empresa, o governo afirma que ainda não tem uma data para a definição. No dia 20 de agosto, a previsão do Piratini era resolver o problema em 15 dias. Para garantir o atendimento à população, a Secretaria da Saúde fez um acordo com os profissionais para executar os pagamentos de forma direta.