A gestação traz mudanças no corpo e uma série de dúvidas. Entre crendices populares e situações comprovadas pela ciência, as futuras mães acabam rodeadas de recomendações e conselhos nem sempre confiáveis.
Para esclarecer algumas questões, o presidente da comissão de Assistência Pré-Natal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Olímpio Barbosa de Moraes Filho, o ginecologista e obstetra Felipe Fagundes Bassols, do Hospital Fêmina, e o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, autor do livro Gestação: Mitos e Verdades Sob o Olhar de Um Obstetra, que tiraram algumas dúvidas.
Gestantes podem doar sangue
Mito. Gestantes e lactantes não podem doar sangue por causa da anemia fisiológica da gravidez, que pode ser agravada, e também por um risco aumentado de hipotensão (pressão baixa) e de contaminação.
Durante a gestação não se deve pintar ou descolorir os cabelos
Depende. No primeiro trimestre, é vetado qualquer um desses procedimentos, especialmente os que usam amônia ou metais pesados, sob pena de aborto ou malformações fetais. A partir do segundo trimestre, procedimentos sem essas substâncias _ como luzes e reflexos, por exemplo _ podem ser feitos. Se alguma substância proibida for usada nesse período, pode causar ruptura da bolsa e antecipação do parto.
Alimentos crus estão proibidos
Depende. Peixes com procedência garantida normalmente não oferecem riscos. É preciso ficar atento somente à contaminação por mercúrio do atum. Já a carne vermelha crua, usada para pratos como o kibe cru, pode ser vetor de toxoplasmose, doença relacionada a malformações fetais que podem causar, entre outros problemas, surdez e alterações visuais.
Deve-se parar os exercícios físicos
Mito. Pelo contrário: as atividades físicas orientadas por profissionais habilitados devem ser estimuladas. Mexer o corpo na gravidez beneficia a saúde mental e reduz os riscos de diabetes gestacional e hipertensão, além de auxiliar o trabalho de parto. Mulheres ativas antes da gestação devem manter os exercícios e, se preciso, recorrer a adaptações ao longo dos nove meses.
Gestantes podem tomar bebida alcoólica, desde que em doses pequenas
Mito. O álcool deve ser evitado durante toda a gestação. Não há dose considerada segura. Há relatos de mulheres que ingeriram quantidade pequenas e tiveram bebês com síndrome alcoólica fetal, que traz graves problemas às crianças.
Deve-se evitar o café
Depende. Se a mulher não tiver problemas de insônia ou estomacais, como azia e refluxo esofágico, a bebida pode ser consumida moderadamente. Uma xícara não tem contraindicação. Mas é bom ficar atenta: lembre-se de que refrigerantes, alguns chás e chimarrão também são estimulantes e não devem ser consumidos concomitantemente ao café.
Gestantes precisam comer por dois
Mito. A alimentação deve ser balanceada, mas não exagerada e nunca por dois, o que pode aumentar o risco de obesidade e diabetes gestacional. O ideal é contar com a orientação de um nutricionista.
Não há problemas em fazer sexo durante a gestação
Verdade. As relações sexuais são saudáveis, só devem respeitar as limitações físicas do período. Raras exceções devem ser orientadas pelo médico.