Com o início do período de férias, as doações de sangue apresentam redução significativa. No Hemocentro Regional de Santa Maria - que abastece 16 hospitais e pelo menos 30 municípios da região central do estado -, a queda já chega a 40% em comparação com outros períodos do ano.
De acordo com a diretora do Hemocentro, Carla Coelho, a situação preocupa porque vários pacientes seguem em tratamento contínuo e precisam de sangue com freqüência, principalmente no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM):
— A gente atende um hospital de alta complexidade que é referência em onco-hematologia. Ainda há muitos pacientes que estão em tratamento e, inclusive, estão em transplante de medula óssea. O que demanda ainda mais sangue —.
A diretora ressalta que, em determinados períodos das férias, a redução das doações chega a 50%. No momento, as principais necessidades são dos tipos de sangue negativos e também há necessidade de plaquetas.
Para doar sangue é preciso fazer um cadastro levando um documento de identificação com foto. Além disso, é necessário obedecer alguns critérios como, por exemplo, ter entre 16 e 69 anos e apresentar boas condições de saúde.
O Hemocentro de Santa Maria fica na Alameda Santiago do Chile, no Bairro Dores, e funciona de segunda à sexta das 8h às 14h. Além disso, no terceiro sábado de cada mês, o Hemocentro abre das 8h às 12h.
Estoque baixo:
A baixa procura dos doadores também impacta o Banco de Sangue do Hospital de Caridade de Santa Maria que está com os estoques de todos os tipos de sangue muito baixos. O local funciona também de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Requisitos básicos para doar sangue:
- Ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita antes dos 60 anos;
- Ter peso igual ou superior a 50 kg;
- Estar alimentado, sem ter comido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- Se tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. É possível ainda que o Hemocentro solicite a presença dos pais para a doação.