Apesar da elevação da temperatura, a maioria das emergências de Porto Alegre e da Região Metropolitana está superlotada nesta segunda-feira (3). O atendimento está restrito para casos graves em alguns locais, como é o caso do Hospital Ernesto Dornelles.
Situação semelhante ocorre no Hospital São Lucas da PUCRS, onde há 13 leitos adulto e 44 pacientes em atendimento. A emergência pediátrica opera com capacidade máxima, visto que os quatro leitos estão ocupados.
As emergências do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Conceição também estão com mais pacientes em atendimento do que a capacidade. No Hospital Conceição, 146 pacientes adultos estão em atendimento, número superior as 64 vagas disponíveis. Já na emergência pediátrica são 20 crianças para 14 leitos.
No Clínicas, a situação não é diferente: a emergência está com 159 pacientes adultos para 41 leitos e 12 crianças em atendimento para 9 leitos pediátricos.
No Vale dos Sinos, o Hospital Centenário, de São Leopoldo, tem 42 leitos - sendo 10 para a medicação - e 46 pacientes estão na emergência nesta tarde.
No Hospital São Camilo, em Esteio, a UTI adulto opera com capacidade máxima e todos os oito leitos estão ocupados. O mesmo ocorre com a UTI neonatal, que tem cinco vagas e todas estão ocupadas. Na emergência, há 26 leitos e 23 pacientes em atendimento, ou seja, três vagas disponíveis.
Já o Hospital de Alvorada está com 12 leitos disponíveis, sendo seis para adultos e seis para crianças. A unidade enfrenta superlotação, visto que 16 pacientes adultos e 15 crianças estão no local.
A situação é diferente no Hospital de Cachoeirinha. No local, há 12 leitos, divididos para adultos e crianças, e o hospital está com sobra de vagas, visto que quatro pacientes adultos e cinco pediátricos estão internados.
Em Porto Alegre, no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, a UTI Neonatal opera com 75% e a emergência com 73% da capacidade de lotação. Na Santa Casa, a emergência do SUS atende com restrição, pois 26 pacientes estão no local que tem capacidade de 24 leitos. As demais emergências do Complexo Santa Casa operam normalmente.