Quem pretende aproveitar a folia de carnaval precisa preparar também o corpo e planejar a alimentação durante a festa. Veja as dicas da nutricionista Andrea Dario Frias.
1) Fracione a alimentação
A nutricionista recomenda que o consumo de alimentos seja de três em três horas ou, no máximo, a cada quatro horas. A medida também faz com que o metabolismo trabalhe de forma adequada.
— Isso vai garantir uma saciedade para a refeição seguinte e você vai comer menos quantidade de alimento — afirma.
2) Evite alimentos gordurosos
A dieta deve ser baseada em carnes magras, preferencialmente frango sem pele e peixe, e alimentos cozidos a vapor e grelhados, evitando o consumo de frituras ou o uso de muita gordura no preparo. Frutas e legumes podem ser ingeridos em abundância, na forma de saladas e sucos, além de cereais integrais. Se a pessoa não é intolerante à lactose, pode utilizar laticínios com moderação, em especial os desnatados.
3) Beba bastante líquido
A pessoa deve tomar muito líquido para hidratar o corpo. Sucos desintoxicantes, feitos com frutas, vegetais e gengibre, chá verde, água-de-coco são opções para limpar o organismo de impurezas e têm efeito termogênico, ou seja, aceleram a queima de calorias.
4) Cuidado com as bebidas alcoólicas
É preciso cuidado também em relação às bebidas alcoólicas, que não devem ser ingeridas de estômago vazio.
— O álcool desidrata o corpo. Você pode tomar, mas sempre alternando com muita água — alerta a nutricionista.
5) Alimentação deve sustentar gasto de energia
Para ter mais energia, os foliões devem preferir os carboidratos, como massas, lanches leves com pães integrais, batata e tapioca.
— É importante não ficar em jejum e fazer uma boa refeição principalmente na hora em que acorda no dia seguinte — conclui Andrea.