O câncer de mama é o tipo mais incidente nas mulheres. É também o mais mortal para elas. Para 2014, são estimados 57.120 novos casos no país. De acordo com a médica oncologista Janaina Broillo, a região Sul é a que mais registra casos da doença no Brasil. Segundo ela, ainda não existe a explicação da alta incidência.
Atualmente, cerca de 900 pacientes com câncer de mama se tratam na Oncologia do Hospital Geral, em Caxias do Sul. Janaina destaca que o objetivo principal do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres da importância da realização dos exames de rotina: "O intuito de toda a campanha do Outubro Rosa é justamente para as mulheres se conscientizarem que é importante fazer o diagnóstico precoce, por que não existe prevenção para o câncer de mama. Quando diagnosticado em estágio inicial, nós conseguimos casos de cura de até 90%", relata.
Conforme Janaina, a mortalidade de mulheres, que a partir dos 40 anos realizam a mamografia anualmente, diminui em até 35%. A boa notícia, segundo ela, é que cada vez mais se está conseguindo diagnosticar o câncer de mama em estágio inicial.
O Hospital Geral promove o Desfile das Estrelas, com a participação das pacientes, na quarta-feira (08), no Clube Juvenil. Os ingressos podem ser comprados nas lojas Luz da Lua, Maria Santa, La'cleire e Claire Confecções. O valor arrecadado com o desfile será doado ao Banco de Perucas do HG, que será inaugurado na sexta-feira (10). Em Caxias do Sul, a programação do Outubro Rosa segue até o final do mês.