O Simers tem o compromisso com a qualidade do atendimento médico prestado à sociedade gaúcha. Essa é uma premissa básica que orienta a nossa vocação como entidade representativa dos médicos no Rio Grande do Sul. Temos convicção de que há muitos médicos excelentes servindo ao SAMU. São profissionais que diariamente salvam vidas e que não podem ser penalizados pela possível conduta inadequada de outros. Assim como, toda e qualquer irregularidade precisa ser apurada com a justiça e o amplo direito de defesa, há de se ter o cuidado com as indevidas generalizações para não penalizar quem se dedica a um trabalho tão intenso e emergencial para salvar vidas.
Independentemente dos fatos em análise, cabe ressaltar, também, o contexto vivenciado
pelos servidores. Há relatos substanciais de que os profissionais trabalham numa estrutura inadequada e sem as devidas condições. Isso justifica a grande rotatividade e dificuldade de retenção dos médicos, tornando esse serviço crítico e de grande responsabilidade, ainda mais penoso.
A própria Secretaria Estadual da Saúde (SES) já reconheceu que há problemas no serviço e esses problemas precisam ser solucionados. No sentido de ajudar a encontrar caminhos para qualificar a prestação de serviços do SAMU, o Simers se coloca à disposição para contribuir com iniciativas junto à SES e outros órgãos competentes. É dessa forma, buscando valorizar a categoria com melhores condições de trabalho, que poderemos avançar.
Por fim, o Simers reitera que não medirá esforços e atuará nas instâncias necessárias para
a defesa dos profissionais que prestam atendimento qualificado à população gaúcha.