Dois rebocadores já estão posicionados para a retirada do navio argentino, carregado de grãos, que encalhou no canal de Itapuã, que faz a ligação entre a Lagoa dos Patos e o Guaíba. É esperada a condição de vento sul para a retirada da embarcação que está presa sobre um banco de areia desde a manhã de quinta-feira (31).
O Mount Taranaki, de bandeira honconguesa e operado por companhia argentina, se dirigia ao porto da capital com carga de cevada quando ficou parado por falta de fluxo de água. A tripulação segue embarcada.
Conforme a Portos RS, que gerencia o sistema hidroportuário do Estado, são aguardadas condições favoráveis para o desencalhe da embarcação, principalmente a condição de vento sul, que costuma represar as águas da Lagoa dos Patos, provocando elevação no nível. No entanto, ainda não se tem uma previsão certa de quando a retirada do navio vai ocorrer.
Enquanto ele não for removido, outras embarcações de grande porte não podem passar pelo trecho, mas embarcações menores conseguem trafegar normalmente. Inclusive, ainda conforme a Portos RS, um navio atracado em Porto Alegre, aguarda a liberação para deixar a Capital e um outro, fundeado antes do canal do Itapuã, aguarda para concluir a navegação até o porto.