A Polícia Civil abriu inquérito para investigar se houve falha humana ou mecânica no acidente que causou a morte de servidor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O caso aconteceu na quarta-feira (27), no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre.
Luciano Getúlio Passos, 51 anos, era servidor do Dmae e atuava como agente de saneamento desde 2015. Ele morreu enquanto realizava a desobstrução de uma tubulação na Rua João Vicente.
Conforme o delegado Luciano Peringer, a suspeita é de que a mangueira do caminhão de hidrojato do Dmae tenha atingido o homem. Ele chegou a ser levado por colegas até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu.
Testemunhas devem prestar depoimento à polícia. A perícia deve apontar se houve algum tipo de negligência ou imprudência durante o serviço.
Em nota, o Departamento Municipal de Água e Esgotos lamentou o ocorrido e informou que os familiares do servidor estão sendo assistidos.
Para o diretor do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), Edson Zomar de Oliveira, o acidente de trabalho está relacionado à defasagem do quadro de servidores e pela falta de manutenção dos equipamentos.
A cerimônia de despedida de Luciano acontece às 17h30min desta quinta-feira (28), na capela 5 do Cemitério João XXIII.