Uma obra concluída no último final de semana promete encerrar um problema crônico que afeta cerca de 27 mil pessoas em Cachoeirinha, na Região Metropolitana. A expectativa é que a instalação de uma nova rede possa melhorar o abastecimento de água regular para o bairro Chico Mendes e a localidade Vila Canarinho.
A comunidade sofre há quase uma década com a falta de água. Diariamente os moradores tinham à disposição água com baixa vazão e, por muitas vezes, as torneiras ficavam secas. O problema era agravado ainda mais durante o verão, quando o consumo era maior.
Segundo a Corsan, no sábado (5) foi entregue uma nova rede que se conecta à adutora, também construída recentemente, no bairro Vista Alegre. Segundo a companhia, isso vai fazer com que a água chegue com maior vazão em áreas da zona norte da cidade.
— As redes existiam, o que precisávamos era de um volume maior de água — afirma o gerente de relações institucionais da Corsan, Luciano Brandão.
Com a nova estrutura, que contou com um investimento de R$ 1 milhão, a expectativa é que o desabastecimento constante deixe de existir durante o próximo verão. Isso não quer dizer, no entanto, que nunca mais haja problemas desse tipo na região.
— Poderão ter desabastecimentos pontuais, como existem em áreas mais centralizadas, por manutenção e falta de energia por exemplo. Mas desabastecimento por incapacidade do sistema não irá mais acontecer — promete Brandão.
Ainda conforme a empresa, a nova estrutura beneficiará ao todo 60 mil consumidores, contemplando também os bairros Central Park, Vista Alegre, Chácara das Rosas e Betânia.