Um bebê nasceu dentro de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desta quarta-feira (9), na BR-290, em Eldorado do Sul.
Os pais iam para o hospital quando o carro em que estavam, um Fiat Palio, estragou. Os policiais foram chamados para prestar auxílio aos dois e, quando chegaram, a mulher estava prestes a dar à luz.
O casal foi colocado na viatura da PRF, que seguiu em direção a Porto Alegre, porém, o parto foi iniciado dentro do veículo policial em movimento.
Os agentes seguiram para a unidade de saúde de Eldorado do Sul, onde enfermeiros e médicos terminaram o atendimento. Antony, como foi batizado, nasceu bem e saudável.
Após o nascimento, os policiais buscaram o carro estragado, que ficou junto ao canteiro central, e o deixaram em segurança no posto policial até que a família pudesse resgatá-lo.
"Me apavorei", conta policial
Em entrevista ao programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, na tarde desta quarta-feira, o policial rodoviário federal Javier Amaya, que prestou o socorro inicial à família, relatou o momento de tensão durante o atendimento.
— Sou calmo, mas mesmo assim me apavorei, pois foi um trabalho de parto de apenas 45 minutos — conta.
O agente estava realizando atividades burocráticas durante a madrugada, quando soube da situação com o casal. Inicialmente, o policial tentou acalmá-los e coletar as informações para acionar socorro médico, mas as contrações do parto se intensificaram rapidamente.
— Durante o acionamento da ambulância, percebemos que as contrações estavam vindo muito rápido. Enquanto a levávamos na viatura para o hospital, a cabeça do bebê já começou a aparecer — relembra.
Após o nascimento do bebê e os cuidados iniciais em um posto de saúde da região, a família foi encaminhada para um hospital em Porto Alegre. Amaya visitou Antony e seus pais na tarde desta quarta-feira e afirmou que todos estão bem de saúde e felizes.
— Foi muito bonito e gratificante o reencontro com eles — completa.