Mesmo com a mudança na orientação da prefeitura, muitas ruas seguiam com acúmulo de entulhos em Porto Alegre nesta segunda-feira (27). Agentes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) atuaram em nove bairros ao longo do dia: Menino Deus, Cidade Baixa, Centro Histórico, Sarandi, Floresta, São Geraldo, Jardim das Palmeiras (na Cavalhada), Lami e Belém Novo. A reportagem de Zero Hora esteve em alguns trechos desses bairros e verificou que havia resíduos amontoados em diversos deles.
O pior cenário foi visto no bairro Floresta. Com a água recuando em relação à semana passada na Avenida Farrapos, o acúmulo de lixo foi percebido na maioria das calçadas das ruas adjacentes. Móveis, colchões e diversos resíduos tomaram conta de ruas e avenidas, inclusive onde estava previsto que o DMLU passasse nesta segunda. Entre os endereços com entulhos, estão trechos da Comendador Azevedo com a São Carlos, na Santos Dumont, na Avenida São Pedro, Rua Porto Alegre, Buarque de Macedo, Pernambuco, Amazonas e Presidente Roosevelt.
No bairro Menino Deus, a Rua 17 de Junho seguia com diversos pontos com lixo no final da tarde. Apesar de moradores perceberem que alguns dos aglomerados de entulhos estavam ali desde o final de semana, conforme o DMLU, as equipes estiveram na rua ainda na manhã desta segunda. No entorno, como na Rua Marechal Setembrino e na André Belo, também havia lixo. Na Avenida Getúlio Vargas, a quantidade de resíduos diminuiu. Já o lixo da Rua Botafogo, onde o DMLU passou, foi recolhido.
Na Cidade Baixa, ruas como a Luiz Afonso e a Joaquim Nabuco seguiam com bastante acúmulo de lixo. Além de resíduos, também havia acúmulo de água na Luiz Afonso e na Baronesa do Gravataí, onde bueiros vertiam água no início da noite desta segunda.
Por outro lado, a maioria das ruas do Centro Histórico já não tinha lixo. Na Rua Washington Luiz, a limpeza também foi feita nesta segunda. Com os comércios limpos e o retorno da luz elétrica, os estabelecimentos estão abertos e operando com certa normalidade. Naquela região, o lixo e a água estavam mais concentrados na Avenida Sete de Setembro e na Rua General João Manoel, onde uma empresa fazia limpeza de um prédio - e estava colocando lixo na rua no momento em que a reportagem esteve no local.
De acordo com o DMLU, desde 6 de maio até a noite deste domingo (26), foram retiradas 11.678 toneladas de resíduos das ruas de Porto Alegre. A quantidade inclui itens como restos de móveis estragados, raspagem de lodo acumulado e varrição.
Moradores e empresas podem fazer o descarte de resíduos pós-enchente nos seguintes pontos:
- Terreno ao lado da Receita Federal - Avenida Loureiro da Silva, 678 - Centro Histórico
- Terreno ao lado do Dmae - Avenida Loureiro da Silva, 104 - Centro Histórico
- Terreno na Serraria - Avenida da Serraria, 2517
Esses locais são próximos das regiões que foram inundadas, onde o DMLU está descarregando os materiais recolhidos. Depois, os resíduos serão direcionados para o aterro de inertes em Gravataí.