Uma multidão de fiéis participou, na noite desta terça-feira (23), das atividades da tradicional Festa de São Jorge, em Porto Alegre. Na sua 71ª edição, houve missa e procissão luminosa pelas ruas do bairro Partenon. O ponto alto das celebrações, contudo, foi o ato inter-religioso, que uniu praticantes do catolicismo e de religiões de matriz africana, com bênçãos e lavagem da escadaria.
— Tudo o que a humanidade mais precisa é amor e respeito ao próximo — comentou a aposentada Neiva Machado Zoch, 70 anos, moradora do Menino Deus e devota ao santo guerreiro. Acompanhada pela mãe, senhorinha Ilma Machado, 90 anos, afirmou ter apreciado a iniciativa de congregar as diversas expressões na festa.
Ao longo do dia, os católicos promoveram várias missas. No começo da noite, a última missa do dia festivo foi celebrada pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Juarez Destro. Em seguida, pela primeira vez, lideranças e seguidores de religiões de matriz africana participaram oficialmente da celebração. A saída do cortejo liderado pelo pai de santo Ricardo de Oxum, foi aplaudida pela multidão que aguardava o início da procissão.
— Acredito que já passou da hora de mostrar que todos têm o direito de exercer sua fé, com respeito e igualdade — declarou o líder religioso.
A passagem dos fiéis, em suas vestes tradicionais, com espadas de São Jorge e galhos de arruda nas mãos, emocionou o público. Neiva e Luiz Monteiro, casal residente na Lomba do Pinheiro, apreciaram a oportunidade de ver a diversidade das formas de devoção ao Santo Guerreiro.
— Amigos de São Jorge acreditam no respeito e no amor ao próximo. Nossa igreja é acolhedora — apontou Neiva, com uma espada verde e uma pequena imagem do santo que ela levou para "ser benzida, proteger e iluminar" a família.
Em meio às homenagens e congraçamento entre fiéis, um pequeno grupo de jovens católicos tentou impedir a passagem dos religiosos afrodescendentes, mas foram persuadidos a não interferir no direito dos demais participantes.
As atividades prosseguirão no domingo, a partir das 9h, com missas, procissão e festejos populares. A paróquia São Jorge está localizada na Avenida Bento Gonçalves, 2.948, bairro Partenon, em Porto Alegre.
Programação da 71ª Festa de São Jorge
28 de abril
- 9h - Missa campal celebrada pelo bispo auxiliar de Porto Alegre dom Bertilo Morsch
- 10h - Procissão de São Jorge pelas ruas do bairro Partenon
- 12h - Festejos populares
- 20h - Missa de encerramento