Horas depois da chuva forte, registrada até a metade da tarde, Porto Alegre ainda tinha 3 mil pontos sem luz, no início da noite desta sexta-feira (8), conforme a CEEE Equatorial. Em toda a área de concessão da empresa, havia 11 mil clientes sem o serviço. No Interior, as cidades mais afetadas eram São José do Norte, Tapes, Alvorada e Guaíba.
Na Capital, onde havia 5,4 mil clientes sem energia elétrica na Zona Sul, no início da tarde, o foco do problema mudou. Às 2oh, os bairros mais atingidos eram Cristo Redentor, Jardim Lindoia, Passo D'Areia, Glória e Medianeira. Não havia previsão exata para o restabelecimento do sistema.
Já o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) confirmou, no mesmo horário, que duas estações de bombeamento de água tratada seguiam completamente paradas em função da falta de energia. O desabastecimento atinge os bairros Glória, Cascata e Aparício Borges.
Mais cedo, 13 estações de bombeamento do Dmae pararam de operar, deixando 12 bairros sem água. Em nove deles – Medianeira, Nonoai, Santa Tereza, Teresópolis, Tristeza, Cavalhada, Vila Nova, Jardim São Jorge e Belém Velho –, o retorno do abastecimento ocorre de forma gradual. Nas áreas mais altas da rede, a normalização vai levar mais tempo.