A obra emergencial em uma rede de esgoto na Avenida Praia de Belas, na região central de Porto Alegre, deve seguir causando o bloqueio total da via ao longo desta semana. Segundo o Departamento Municipal de água e Esgotos (Dmae), o reparo é de grande complexidade e exigirá a continuidade dos trabalhos ao longo dos próximos dias, sem previsão de conclusão. O bloqueio ocorre desde a manhã de sábado (12).
Ainda conforme o departamento, parte da tubulação de uma rede de esgoto cloacal se rompeu. A rede faz a captação direto das residências, ligando as estações Baronesa do Gravataí e Estação de bombeamento de Esgoto Ponta da Cadeia, na Washington Luiz. A estrutura é a mesma que rompeu e gerou uma cratera na Avenida Loureiro da Silva, em agosto do ano passado.
Para chegar até a tubulação e realizar o reparo, foi aberto um grande buraco, ocupando uma faixa e meia da via. Por questões de segurança, toda a extensão da avenida, no sentido bairro-centro, foi interditada. Na manhã deste domingo (13), servidores contratados pelo Dmae seguiam trabalhando. O órgão não estima por quantos dias o serviço irá ocorrer.
A interdição afeta o trecho da Praia de Belas logo após o cruzamento com a Aureliano de Figueiredo Pinto, próximo à orla do Guaíba. Por isso, os ônibus e lotações das linhas vindas da Zona Sul serão desviados pela Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, passando pela Rótula das Cuias, Augusto de Carvalho, Loureiro da Silva e Antônio Klinger Filho, e convertendo à esquerda na Avenida Borges de Medeiros. Já os motoristas que se deslocam para o Centro Histórico pela Avenida Praia de Belas, podem optar por acessar a avenida Ipiranga e seguir via Edvaldo Pereira Paiva, para evitar o trecho em obras.