A Defesa Civil emitiu um alerta preventivo nesta terça-feira (20) em razão da possibilidade do retorno da chuva em Porto Alegre. Segundo projeção do órgão, o acumulado de precipitação nos próximos dias pode chegar a 50 milímetros, cenário que, somado aos temporais da semana passada, pode ocasionar deslizamentos de terra e detritos.
O alerta entra em vigor às 20h desta terça-feira e vale, em especial, para as áreas de risco já mapeadas da capital gaúcha. O órgão manterá o monitoramento contínuo na cidade até segunda-feira (26). A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está preparada para eventuais atendimentos.
A Defesa Civil pede que a população fique atenta e observe alterações nas encostas. No caso das famílias que habitam imóveis em áreas de risco sujeitas a deslizamentos, a orientação dada pelo órgão é buscar auxílio e abrigo temporário junto a parentes e amigos. Abrigos padrões da prefeitura estarão abertos para acolhimento emergencial.
Cuidados recomendados
O órgão também cita alguns cuidados que garantem maior proteção da população. São eles:
- Abrigar-se em local seguro;
- Não transitar em locais sujeitos a deslizamentos durante o período do alerta;
- Não enfrentar o mau tempo;
- Manter-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias;
- Não entrar em alagamentos.
Em caso de dúvidas e emergências, a população deve ligar para a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).