Moradores da Vila Areia, na zona norte de Porto Alegre, protestaram, no final da tarde desta sexta-feira (9) contra a falta de luz. Eles chegaram a bloquear totalmente o quilômetro 95 da BR-290, próximo a Arena do Grêmio.
A falta de luz atinge quase 100 famílias do Beco do Sal. Conforme os manifestantes, na última semana, os fios de energia pegaram fogo.
— Estamos com tudo estragando. Todo mundo perdeu suas coisas: carne, leite, tudo. A CEEE promete que vai vir e não vem. Queremos uma solução — afirma Rosangela Cabral de Santos, dona de casa.
Luciana Sander mora com mais quatro pessoas. A dona de casa é asmática e reclama porque nem ela, nem o neto conseguem fazer nebulização:
— Tem gente que precisa que o remédio fique na geladeira. Não é justo. Não temos ventilador, não temos nada. Só queremos ter o direito de ter uma luz — explica.
O grupo já havia protestado na manhã desta sexta-feira. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Brigada Militar (BM) acompanharam o ato.
Em nota, a CEEE Equatorial afirmou que, segundo eles, parte dos moradores do local teriam supostamente ligações elétricas clandestinas, portanto, não podem contar com a assistência da companhia. Confira o texto na íntegra:
"A CEEE Grupo Equatorial informa que a maior parte dos moradores localizados em Vila Areia possuem ligações clandestinas, isto é, não são clientes da companhia e sobrecarregam os transformadores que atendem a região, interrompendo o fornecimento, inclusive, para consumidores regulares.
A CEEE Grupo Equatorial enviará uma equipe ao local, escoltada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), a fim de verificar se há equipamentos de rede danificados pelos "gatos" de luz ou se há clientes regulares sem energia.
Vale reforçar que a CEEE Grupo Equatorial mantém canais de comunicação abertos e à disposição para prestar todo atendimento que se faça necessário sobre a prestação dos serviços em sua concessão. São eles:
Teleatendimento: 0800 721 2333;
Site;
Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da - Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia;
Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos)."