Com o objetivo de deixar mais um legado para Porto Alegre no ano em que a cidade comemora 250 anos, a Capital recebeu de presente mais de mil metros de arte na Rua Concorde, no bairro Jardim Itu-Sabará. Um mural foi pintado por sete artistas gaúchos e um mineiro, com a ajuda de outros 20 aprendizes.
A estrutura que protege o fundo de 26 casas serviu de tela para uma oficina promovida pela construtora MRV, sob a coordenação do artista porto-alegrense Jackson Brum, que assina alguns projetos na cidade. Segundo a empresa, o local escolhido escapa dos tradicionais pontos de grafite na capital gaúcha, muito concentrados na região central.
"As obras inauguram um novo ponto turístico e de encontro na Zona Norte, berço de importantes nomes da cena local. Ao todo, são oito pinturas autorais que formam uma das maiores intervenções de arte urbana da capital", comentou a empresa.
Luis Flavio Trampo, uma das referências de arte urbana em todo o Brasil e um dos pioneiros do grafite em Porto Alegre nasceu e cresceu no Jardim Itu. Esta é a primeira vez que ele volta ao local para um "projeto completo de pintura e trocas com esses amigos, mais experientes e iniciantes".
— O grafite sempre teve essa característica de crescer com o outro, com o que eu aprendo do trabalho do outro. E mesmo hoje em dia, em que tanta coisa acontece no virtual, nada substitui a conversa e o olho no olho — comenta.
Foi o vislumbre de trocar experiências com grandes nomes de diferentes estilos de arte urbana que atraiu o jovem Geicieli Rehbein para o projeto. Com experiência em letterings em paredes, agora ela diz que se sente capaz de aventurar-se em outras linguagens, como o muralismo.
— Antes eu não sabia nem por onde começar, agora eu quero seguir me desenvolvendo e trabalhando com grafite também — afirma.
Os artistas foram selecionados e convidados por Jackson Brum. Kelvin Koubik, Trampo, Sabrina Brum, Ed-Mun, Rafael Jung, Fábio Flop e Pedro Benjamim levaram sua arte autoral aos muros que, juntos, somam 320 metros de comprimento.
Os 20 aprendizes passaram por uma oficina de capacitação que garantiu o intercâmbio entre saberes e fazeres artísticos. As aulas foram totalmente gratuitas e ocorreram entre os dias 22 e 25 de fevereiro.
Produção: Guilherme Gonçalves