A empresa de transporte coletivo Viação Alto Petrópolis, a VAP, que integra o consórcio Via Leste de Porto Alegre, demitiu 92 motoristas e cobradores na manhã desta quarta-feira (29), em Porto Alegre.
Segundo a empresa, o motivo é a incapacidade financeira para manter a folha salarial e a diminuição da demanda do transporte coletivo durante a pandemia.
A VAP opera onze linhas de ônibus, que atendem a zona leste da Capital, principalmente os corredores da Protásio Alves e Nilo Peçanha. Segundo o Consórcio Via Leste, 60% da frota está em circulação durante a pandemia. A VAP informa que a demissão dos funcionários não vai impactar na tabela horária dos ônibus.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre, Sandro Abadi, solicitou uma reunião com a empresa nesta semana em busca de esclarecimentos sobre a rescisão. “Foi uma decisão arbitrária e sem consultar o sindicato”, aponta.
De acordo com o advogado da VAP, Alceu de Mello Machado, a arrecadação caiu 50%, no ano passado.
— Com o fim da medida provisória do governo que possibilitava a redução da jornada de trabalho e a suspensão temporária dos contratos em agosto, a empresa não consegue manter o pagamento dos salários. A diminuição da circulação de pessoas, durante a pandemia, também influenciou. Não há previsão de quando a situação vai voltar à normalidade — conclui.