A prefeitura de Canoas anunciou nesta terça-feira (28) um Plano de Reestruturação do Transporte Público que promete licitar em até 90 dias uma nova empresa de ônibus para atuar no município.
Como uma primeira etapa, o município vai comprar antecipadamente da Sogal passagens de para um novo programa social de combate ao desemprego no município.
As passagens serão usadas para beneficiar 10 mil pessoas na cidade. A prefeitura vai comprar 768.750 passagens por R$ 3,69 milhões. O pagamento será feito em cinco parcelas entre 30 de setembro e o quinto dia útil de janeiro de 2022.
Em contrapartida, a Sogal assumiu o compromisso de desistir da concessão do transporte seletivo, as chamadas amarelinhas, sem qualquer indenização, além de colocar os 14 veículos dessa modalidade no transporte convencional. A empresa também deverá melhorar imediatamente a qualidade do serviço, além de desistir das ações judiciais contra o município.
Com isso, em até 90 dias, a prefeitura promete abrir licitação para outra empresa e romper o monopólio do sistema de ônibus de Canoas.
— Chegamos a um importante acordo para melhorar o transporte público da cidade, melhorar as condições de trabalho dos funcionários da empresa de ônibus e romper o monopólio para gerar mais competitividade e qualidade na prestação de serviço — disse o prefeito Jairo Jorge.
A prefeitura ainda deve lançar o Programa de Financiamento das Gratuidades, em que vai subsidiar e regular as passagens para idosos de 60 a 64 anos, pessoas portadoras de deficiências e estudantes. Será criada também uma comissão para avaliar situações pontuais.