A partir deste fim de semana, o restaurante popular do Centro Histórico de Porto Alegre irá oferecer refeições aos sábados e também aos domingos. Serão 200 refeições, gratuitas, a cada dia, na rua Garibaldi, 461.
O atendimento será das 11h às 13h, apenas para pessoas em situação de rua ou alta vulnerabilidade social (é preciso estar cadastrado na rede de assistência social do município). A comida é oferecida em marmitas para serem retiradas - não é possível permanecer para comer no restaurante. Com isso, o programa Prato Alegre pretende disponibilizar um total de aproximadamente 1,1 mil refeições por semana.
O cardápio é sempre composto por arroz, feijão, guarnição (massa, batata, aipim, polenta ou legumes), uma fonte de proteína animal e verduras (cruas e/ou cozidas), com uma fruta de sobremesa. De segunda a sexta-feira, há atendimento também em outros três endereços (veja abaixo).
Prefeitura tenta viabilizar o quinto restaurante popular
A prefeitura de Porto Alegre abriu novamente um edital para procurar interessados em distribuir 100 refeições diárias na zona nordeste da capital. No primeiro edital, em 2020, não houve organizações interessadas em atender a região da Baltazar Oliveira Garcia.
No novo edital, podem participar organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos. O contrato com o município é de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.
Os interessados deverão comparecer na Unidade de Administração de Serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), que fica na rua Princesa Isabel, 1115, 4º. andar, bairro Santana, para a entrega de dois envelopes lacrados, contendo os documentos solicitados, no dia 25 de junho, às 14h.
Onde ficam os restaurantes populares do programa Prato Alegre
De domingo a domingo
Centro - Rua Garibaldi, 461, nos sete dias da semana, das 11h às 13h
De segunda a sexta-feira, das 11h às 13h
Rua Dona Otília, 210, Vila Cruzeiro
Rua Cacimbas, 159, Lomba do Pinheiro
Estrada Chácara do Banco, 71, Restinga
Os espaços podem ser acessados para retirada de alimentos mediante cadastro na rede de assistência social.