Bolo, artesanato, psicóloga, pacote de viagem, biquíni, fisioterapeuta, manicure, todo tipo de serviço feito por mulheres do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, tem sido postado nas redes sociais por Carla Vidal, 40 anos, moradora da região que já ajudou mais de 50 de vizinhas empreendedoras na divulgação de produtos.
— Eu via essa potencialidade e me sentia inquieta. Quando começou a pandemia percebi que era a hora de incentivar o trabalho delas — afirma a especialista em Marketing e idealizadora da Mempree (Mulheres Empreendedoras do bairro Menino Deus).
Tudo começou em maio, quando ela decidiu publicar dicas de vendas e mensagens de incentivo para pequenas empreendedoras do bairro no Facebook e no Instagram, convidando-as a divulgar seus produtos ali. Em poucos dias, dezenas de mulheres já estavam recebendo consultoria gratuitamente.
Carla ensina as vizinhas a fazer vendas online, a criar uma identidade visual para as marcas e a criar postagens para as redes sociais. Consultora comercial do Senac, ela ainda criou um grupo de empreendedoras no WhatsApp. Lá, trocam dicas sobre negócios e conhecem os produtos umas das outras.
— É uma forma de movimentar a economia local — explica ela, que para manter as publicações em dia conta com a ajuda da filha, Eduarda, 21 anos, e do vizinho João Vitor de Avila, 21, ambos estudantes.
A professora aposentada Angela Porto, 54, foi uma das primeiras a receber a mão-amiga da vizinha. Vendendo plaquinhas de identificação para cachorros e gatos há um ano, ela notou crescimento de 30%no lucro depois que os produtos foram para as redes sociais:
— Garantiu visibilidade e tem me ajudado bastante. Sou grata à Carla, e sinto que precisamos levantar a bandeira do empreendedorismo feminino. Juntas, somos mais fortes.