Correção: a CEEE divulgou que são 58 mil pessoas sem luz, e não 37 mil como publicado entre as 18h05min e as 18h58min. O texto já foi corrigido.
A forte chuva e o vento que atingem Porto Alegre na tarde desta terça-feira (26) provocaram falta de luz em diversos locais da Região Metropolitana. Segundo a CEEE, alimentadores em diversas regiões da Região Metropolitana ficaram fora de operação. O número de clientes sem luz chegou a 95 mil, mas caiu para 58 mil às 17h50min e para 13 mil às 22h. As ocorrências se concentram nos municípios de Porto Alegre, Viamão e Alvorada. Também há 1 mil clientes sem luz em Rio Grande.
A Rio Grande Energia (RGE) informou às 20h que 1,7 mil clientes estão sem energia elétrica em Canoas e Cachoeirinha —o número chegou a 12,5 mil às 17h30min. Somando as duas distribuidoras, são 14,7 mil clientes desabastecidos.
A falta de energia elétrica também prejudica o abastecimento de água em Cachoeirinha e Gravataí. De acordo com a Corsan, 26 bairros de Cachoeirinha e 50 de Gravataí estão desabastecidas devido à falta de luz em duas estações. A previsão é de retomada no final da noite desta terça.
A Prefeitura de Porto Alegre alertou que as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Moinhos de Vento e São João estão sem energia elétrica, o que pode afetar o abastecimento em cerca de 40 bairros de Porto Alegre, além de loteamentos e vilas. O serviço, entretanto, ainda não foi afetado. As estações Ilha da Pintada e Tristeza já foram religadas.
Na área central de Porto Alegre, a chuva começou a cair pouco depois das 14h. Nos semáforos, a EPTC informou que há problemas em sinaleiras em diversos pontos da Capital, especialmente na Terceira Perimetral. Na Avenida Protásio Alves, há fios energizados em meio à pista provocando transtornos no trânsito. Também há uma sinaleira fora de operação entre a João Pessoa e a Princesa Isabel.
A falta de energia também prejudicou os serviços de internet e telefonia em vários locais de Porto Alegre. Em nota, a assessoria da Claro afirmou que o desabastecimento de energia elétrica provocou a instabilidade nos serviços. Confira a nota na íntegra:
Devido às fortes chuvas que atingiram várias regiões de Porto Alegre nesta terça-feira (26/01/2021) e ocasionaram falha prolongada no abastecimento de energia elétrica na cidade, alguns clientes da Claro observaram dificuldades para acessar os serviços da empresa. A Claro informa que na maior parte das regiões atingidas o sinal já foi restabelecido, porém há pontos da cidade em que é preciso que o abastecimento de energia elétrica seja estabilizado para que todo o serviço possa voltar à normalidade na capital gaúcha. A operadora reforça que suas equipes técnicas estão mobilizadas para atuar na normalização dos serviços no menor tempo possível.
*Colaboraram Daniel Giussani e Rochane Carvalho