Uma falsa bomba foi encontrada abandonada junto a uma árvore na Rua dos Maias, bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (19). O local foi isolado com a presença de Brigada Militar, Samu, Bombeiros, EPTC e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
O artefato — semelhante a uma banana de dinamite, com fios soltos e um bilhete — foi localizado às 8h por um jovem que iria cortar grama em uma residência. Ele avisou o dono da casa, que chamou a polícia.
— Ele chegou dizendo que encontrou, pegou na mão e pediu para chamar a polícia — conta uma moradora da residência, que não quis se identificar.
O local foi isolado em frente a uma fábrica de pães, entre a Rua do Bosque e a São Luiz Gonzaga, até que o Bope chegasse. Um agente usando roupa especial se aproximou, analisou o objeto e, por volta de 10h45min, foi feita a detonação.
A ação ocorreu bem em frente à casa da pedagoga Desirée Machado, 35 anos. Ela conta que não viu quem largou o objeto.
— Eu só vi a movimentação da polícia. Aqui nunca aconteceu isso. Pegou a gente de surpresa — conta a mulher, que se assustou também com o barulho forte ocorrido no momento da detonação.
De acordo com o Bope, foi aplicada carga direcional no artefato, que não possuía potencial explosivo, ou seja, era falso. Agora vai ser feita perícia e uma investigação para identificar quem abandonou o objeto.