Uma soldado que quebra a formalidade da tropa. A vira-lata Preta, mascote do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, desbancou os oficiais das mais altas patentes na manhã desta sexta-feira, no 20 de Setembro. Convidada de honra para o Desfile Farroupilha, a "cão-bombeiro" usa farda vermelha, exige carinhos e posa para fotos.
— A Preta é a mais famosa — brinca um soldado relegado a segundo plano com a presença do animal.
A história da mascote no batalhão começou em 2013, quando foi atropelada em frente à sede dos militares, na Avenida Aureliano Figueiredo Pinto.
— Ela teve a pata quebrada, e tivemos de fazer cirurgia. O mais difícil foi o regime forçado, para perder peso — explica o guardião do animal, o segundo sargento Antônio Ricardo de Aragão.
Aparentemente, a "operação emagrecer" falhou na missão. Reconhecendo a antiga tutora, Preta se joga no colo da soldado Bárbara Campedelli Ribas, hoje lotada na sede administrativa do comando-geral da corporação.
— Eu dormia com ela no batalhão. É carinhosa demais — conta.
Preta não atua nas operações, mas "é a melhor segurança" da corporação, de acordo com Aragão:
— Cuida mesmo. Não pode ouvir barulho de gente estranha que já acoa. Só dá respiro para as crianças — finaliza o bombeiro, ao lado da estrela, que segue a galope para a comissão de frente na avenida.