A prefeitura de Porto Alegre obteve junto ao governo federal a liberação de R$ 38 milhões em financiamento para obras que visam a diminuir os problemas envolvendo perdas no abastecimento de água. A liberação do crédito foi publicada no Diário Oficial da União e faz parte do Programa de Redução e Controle de Perdas nos Sistemas de Abastecimento de Água. A contrapartida do município é de R$ 2 milhões.
O dinheiro será utilizado para obras que visam a redução de perdas de água na distribuição, através de setorização, instalação de dispositivos na rede para redução e controle de pressão, e monitoramento da vazão distribuída. Além de causar prejuízos aos cofres públicos, esses problemas também ocasionam, muitas vezes, falta de abastecimento. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), em 2018, o índice de perdas na distribuição em toda a cidade atingiu 29,51%.
Os trabalhos — que têm previsão para serem realizados ao longo dos próximos quatro anos — vão ocorrer em regiões onde o órgão identificou a necessidade de ações para reduzir o desperdício. Ao todo, 39 bairros foram mapeados: Santa Tereza, Cristal, Menino Deus, Medianeira, Nonoai, Restinga (parte), Bom Jesus, Jardim Sabará, Jardim Carvalho, Vila Jardim, Chácara das Pedras, Jardim do Salso, Três Figueiras, Petrópolis, Boa Vista, Jardim Botânico, Higienópolis, Auxiliadora, Bela Vista, Montserrat, Rio Branco, Belém Velho, Partenon, Espirito Santo, Guarujá, Serraria, Belém Novo, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol, Ponta Grossa, Extrema, Vila Nova, São Caetano, Lageado, Lami, Ipanema, Hípica, Aberta dos Morros. Juntos, esses bairros somam 193 km de rede.
— Teremos um sistema mais eficiente e com menos eventos de intermitência no abastecimento — disse o diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos.
A previsão é de que, no máximo em um mês, seja feita a assinatura do financiamento com a Caixa Econômica Federal e, a partir disso, iniciem-se as reformas, com instalações de válvulas redutoras de pressão, macro medidores, tubulações e troca de registros, entre outros.