Dois acidentes foram registrados entre a segunda (11) e a terça-feira (12) na faixa reversível da Avenida Wenceslau Escobar, na Zona Sul de Porto Alegre. Em nenhum dos casos houve registro de feridos.
A primeira colisão foi frontal e ocorreu por volta das 15h de segunda, próximo ao cruzamento com a Rua Picasso. O motorista de um Renault Clio não teria respeitado a sinalização que indicava a proibição de transitar pela faixa central no sentido Bairro-Centro naquele momento – à tarde, a faixa é usada para quem vai em direção ao bairro. Com isso, ele acabou batendo de frente em outro veículo. A cena foi registrada por uma câmera acoplada ao carro que vinha no sentido contrário.
Nesta terça, outro acidente, entre uma lotação e um carro, foi registrado por volta das 16h perto do entroncamento com a Avenida Coronel Marcos, no sentido Bairro-Centro.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), desde a última semana, apenas um acidente havia sido registrado no trecho.
A faixa reversível foi instalada em cerca de 300 metros da Wenceslau Escobar em outubro. A intervenção busca desafogar o trânsito da Zona Sul nos horários de pico. No trecho entre a Rua Professor Xavier Simões e a Coronel Marcos, as duas faixas existentes foram transformadas em três. A faixa central tem circulação em ambos os sentidos: na parte da manhã, em direção ao Centro e, no restante do dia, no sentido ao bairro.
Em nota, e EPTC informou que "o trecho apresenta uma circulação média de 1.000 veículos por hora em cada sentido, nos dias de semana. Nos horários de pico da manhã (das 7 às 9h), passam 5.300 carros em ambos os sentidos, com a mesma quantidade no sentido inverso no final da tarde (das 17 às 19h). Desde o início da operação, no final de novembro, tivemos registradas duas ocorrências sem feridos do tipo colisão frontal, para um fluxo diário de 25 mil veículos (considerando ambos os sentidos)."