Com uma semana a mais no calendário, a campanha de vacinação contra a gripe atingiu 75% da meta em Porto Alegre. Há sete dias, a cobertura era de 72%. O balanço foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira (14). A previsão era de que a mobilização terminasse nesta sexta (15), mas foi mais uma vez prorrogada pelo governo federal até dia 22 deste mês.
A nova extensão no prazo tem por objetivo sensibilizar a sociedade para buscar a imunização. Isso porque o tempo maior já trouxe resultados, pelo menos na capital gaúcha. Pela primeira vez o grupo voltado a crianças atingiu a metade do previsto, chegando a 50,57%. Na semana passada, estava em 47,80%. As gestantes também tiveram uma elevação, chegando a 52,36%. Os demais públicos-alvo seguem com boa adesão: trabalhador de saúde (73,80%), puérperas (80,24%), indígenas (88,93%), idosos (85,68%) e professores (76,92%).
Nesta semana, o Ministério da Saúde alertou para o aumento de casos confirmados de H1N1 e suas variações no país. Até agora, o número é o dobro do mesmo período do ano passado. Atendendo a recomendação de Brasília, a Secretaria Estadual da Saúde também prorrogou a campanha, mantendo a ampliação para crianças de até 10 anos e adultos a partir dos 50 anos. No Rio Grande do Sul, 22% das pessoas que são consideradas público-alvo ainda não se vacinaram.