Os porto-alegrenses agora podem calcular o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019 diretamente no site da prefeitura de Porto Alegre. A plataforma, que entrou no ar nesta sexta-feira (22), está disponível gratuitamente neste link.
Para fazer a simulação do IPTU, o contribuinte precisa informar o CPF ou o CNPJ, número do endereço e da inscrição do imóvel — que podem ser obtidos na guia do IPTU ou no site da Secretaria Municipal da Fazenda. No site do simulador, há também explicações sobre como o valor do IPTU é calculado e uma seção de perguntas e respostas frequentes.
A simulação é realizada conforme o Projeto de Lei de Atualização da Planta Genérica de Valores, que ainda tramita na Câmara Municipal. Caso seja aprovado, haverá aumento no valor de IPTU para 49,8% dos contribuintes. Outros 31,1% imóveis terão redução de IPTU, enquanto os isentos subirão para 19,1% (somando 50,2% entre reduções e isentos).
O texto também prevê que os aumentos de IPTU sejam aplicados em 2019, 2020 e 2021, em, no máximo, 30% ao ano. Nos casos em que os reajustes ultrapassem os 90%, o restante do aumento de IPTU será aplicado integralmente em 2022.