Para reabrir o posto da Brigada Militar no Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, a Associação de Moradores do Bairro Bom Fim calculou em R$ 16 mil o custo da reforma — e busca um ou mais doadores que banquem a obra. Segundo o vice-presidente da associação, Milton Gerson, a corporação vai colocar computadores, rádio e antena para comunicação interna. A prefeitura fará o rebaixamento de calçadas para a entrada de viaturas, poda de árvores, iluminação e limpeza do local.
A iniciativa privada, segundo Gerson, seria responsável por trocar a porta atual por uma de vidro, substituir grade e ar-condicionado, além de fazer a pintura (interna e externa) e reparos na rede elétrica. Devem ser adquiridos, também, mobília e uma placa externa.
— Queremos que uma empresa doe o valor total ou assuma a obra diretamente. A contrapartida seria a visibilidade que certamente terá com uma doação desse porte — defende.
A previsão era de que o posto, fechado desde abril de 2016, fosse reaberto ainda em junho. Mas, devido à greve dos caminhoneiros, as reuniões foram suspensas e o cronograma atrasou. Uma nova reunião deve ocorrer na próxima semana e os valores serão apresentados aos órgãos de segurança. Falta definir quem irá custear as despesas fixas de operação, como luz, água, telefone e internet. Ainda não há uma data para a reabertura do posto.