O processo para retirada de mais de 300 famílias que vivem às margens da RS-118, em Sapucaia do Sul, deve começar na próxima semana. A expectativa é de que o mandado de reintegração de posse seja cumprido a partir da próxima quarta-feira (23), no km 5 da estrada.
A retirada não será realizada de uma única vez, já que as residências estão distribuídas entre os quilômetros 5 e 0, até o entrocamento com a BR-116. A área pertence ao governo do RS, que pretende dar sequência às obras de duplicação da RS-118.
A Secretaria dos Transportes do Estado disse que a ação ocorrerá apenas para cumprir de uma determinação da Justiça.
Conforme o Comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel Eduardo Amorin, na quarta-feira (16), representantes do governo do Estado e da Brigada Militar conversaram com moradores para tratar da reintegração e da retirada das famílias que vivem no local.
Na manhã desta quinta-feira (17), outro mandado de reintegração de posse foi cumprido para retirar uma madeireira e uma loja de pneus que estão na área. Os proprietários foram informados pelas autoridades com antecedência da ação.
No início do mês, o secretário dos Transportes do Rio Grande do Sul, Humberto Canuso, garantiu que as obras para duplicação da RS-118, na Região Metropolitana, ficarão prontas até o final deste ano. Canuso afirmou que os trabalhos são prioridade para o governo gaúcho e que são realizados em diversas frentes.