Em decorrência de problemas operacionais no processamento dos arquivos do 13º salário enviados pela Prefeitura de Porto Alegre à Caixa Federal, os servidores de dois órgãos municipais, os aposentados e pensionistas receberão os valores da primeira parcela da gratificação nesta quarta-feira (21). Os demais servidores tiveram os valores creditados nesta terça-feira (20).
Os servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e os aposentados e pensionistas do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores (Previmpa) terão os valores disponibilizados para movimentação na quarta-feira.
Recebem a parcela 15,2 mil funcionários do Paço Municipal que não anteciparam o valor da gratificação por meio de empréstimo bancário. Eles vão receber a correção monetária pelo IPCA, mais juros legais, equivalente a 1,42% ao mês.
Conforme a Secretaria Municipal da Fazenda, o município indenizará os servidores que negociaram o 13º com Banrisul. Foram 11,4 mil funcionários do Executivo que contraíram empréstimo. O valor total que será desembolsado pela prefeitura para o pagamento desta primeira parcela, mais os repasses para o banco, ficou em R$ 15,5 milhões.