A emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) amanheceu fechada nesta sexta-feira na Capital. De acordo com o "emergenciômetro" do site da instituição, o serviço está superlotado, com 67 pacientes da emergência (não precisa repetir) aguardando internação e outros 15 em avaliação.
Apenas casos com risco de morte e encaminhados pela Samu são recebidos no local. A previsão é de que a emergência reabra conforme os pacientes atualmente em atendimento no hospital recebam assistência e sejam liberados.
Segundo a supervisora de enfermagem do HCPA, Karen Gandolfi, a lotação do ocorre em função da capacidade de atendimento do hospital.
Leia mais
Veja as metas de Marchezan para saúde, segurança e educação
Jovens podem fazer testes gratuitos de HIV na Redenção
– Temos capacidade para 41 pacientes adultos e 9 crianças, e estamos atendendo, no momento, 82 pacientes adultos. Indicamos para as pessoas que chegam ao hospital buscando um atendimento mais básico, que não seja uma emergência com risco de morte, que procurem as Unidades Básicas de Saúde ou as emergências de outros hospitais.
As emergências do Hospital de Pronto Socorro, Conceição, Cristo Redentor e Santa Casa de Misericórdia funcionam normalmente.