Encerrando o período de sete anos à frente da prefeitura de Porto Alegre, José Fortunati é o convidado da última edição do Gaúcha Me Leva de 2016. A poucos dias do fim do mandato, o prefeito foi entrevistado pelo jornalista Daniel Scola, andando de carro pelas ruas da Capital.
No bate-papo, Fortunati faz uma avaliação da gestão e diz que será lembrado como alguém que investiu em obras no momento em que elas poderiam ser iniciadas, por ocasião da Copa do Mundo no Brasil. "Indiscutivelmente, eu modernizei a cidade", diz.
O prefeito também lembra de momentos marcantes: morador do Centro, revelou que os vizinhos pediram para que ele deixasse o prédio onde mora, após o local ser alvo de blackblocs nos protestos de 2013. Diz ainda que precisou enviar uma carta ao então governador, Tarso Genro, para que a Brigada Militar ajudasse a conter as manifestações.
Na conversa de cerca de 40 minutos, Fortunati falou sobre a "mágoa" com o prefeito eleito Nelson Marchezan Jr., deu nota 10 à gestão de Vanderlei Cappellari na EPTC e comentou sobre a vontade de concorrer ao Senado, mesmo que para isso precise procurar outro partido - caso o PDT não concorde em lançar seu nome. "É algo a ser discutido com o próprio PDT", afirma.