Se o tempo colaborar, o tráfego no sentido centro-bairro da Avenida Farrapos, no entorno da trincheira da Ceará, será liberado em breve. A expectativa da prefeitura de Porto Alegre é que a pavimentação e sinalização da Avenida Farrapos sejam concluídas em até três semanas. Quando isso ocorrer, o desvio hoje existente, que obriga quem deixa a Capital a acessar a Terceira Perimetral pela Rua 25 de fevereiro, será desativado. As informações são da Rádio Gaúcha.
A obra da trincheira da Ceará está quase concluída. Falta realizar o acabamento no pavimento em concreto e nas paredes da nova estrutura. Também está sendo finalizada a casa de bomba, que será usada para evitar que a água da chuva se acumule no trecho de pista rebaixado. A previsão da prefeitura é que a construção seja concluída até o fim do ano, um atraso de quase dois anos e meio do prazo original, que era agosto de 2014.
Veja também:
Fortunati recua e não dará descontos para antecipação do IPTU
Hospital veterinário público de Porto Alegre inaugura sábado, mas deve receber animais só em dezembro
Fortunati quer sancionar projeto que regulamenta o Uber na próxima semana
Os desvios no trânsito da região ocorrem desde fevereiro de 2013. Durante os primeiros meses de obra, o solo se mostrou instável. Havia risco de afetar as fundações dos prédios vizinhos. Com isso, foi identificado que, para realizar o serviço, as construtoras teriam que escavar mais de oito metros de profundidade.
Em outubro de 2014, a prefeitura chegou a anunciar que lançaria uma nova licitação, após as empresas responsáveis terem manifestado a desistência da obra. Um mês depois, o consórcio – composto pelas empresas Conpasul; Sogel; e Toniolo, Busnello – anunciou que mudou de ideia e decidiu aceitar o reajuste proposto pela prefeitura e retomar os trabalhos que ficaram sete meses parados.
*Rádio Gaúcha