O nível do Guaíba chegou a 2m35cm no Cais Mauá às 9h desta sexta-feira, dois centímetros a mais do que às 7h. Segundo o Centro Integrado de Comando (Ceic) de Porto Alegre, ele está no estado de "alerta" e o volume de água continua subindo. A situação é resultado tanto da chuva que caiu na Capital quanto da água de rios que desaguam no Guaíba, principalmente o Jacuí e o Taquari.
Leia mais:
Após causar estragos, chuva perde força no Estado nesta quinta-feira
Chuva provoca transtornos em estradas no RS
– Mas não há motivo para pânico. A Defesa Civil e outros órgãos envolvidos estão monitorando a situação – ressaltou o coordenador geral do Ceic, Airton Costa, na tarde da quinta, quando o nível estava em 2m10cm.
O volume de precipitação no Estado atingiu números expressivos nos últimos dias. Segundo dados do balanço da Defesa Civil Estadual, desde o último domingo, Porto Alegre e mais três regiões do RS, Central (228mm), Noroeste (207mm) e Serra (240mm), ultrapassaram a média histórica do volume de chuva em outubro. Nessas áreas, a média do mês inteiro é de 145mm, 198mm e 178mm, respectivamente. Na Capital, foram registrados 117mm nesses quatro dias – a média para o mês de outubro é 114mm.
Em outubro de 2015, o volume das águas chegou a 2m94cm no Cais Mauá e atingiu a maior marca em 74 anos. Com a elevação, a água das ondas alagou parte do cais e escoou pro desnível abaixo da placa metálica, atingindo de leve a Avenida Mauá. Comportas foram fechadas e sacos de areia foram colocados junto a uma dessas comportas para prevenir que as águas chegassem à área central da cidade.
*ZERO HORA